Acompanhamento Familiar - Gravidez, Parto e Pós Parto
O que é uma Doula?
Assim como os guias de viagem em um país estrangeiro, as Doulas de parto e pós parto ajudam a sustentar novas famílias através da experiência de mudar de vida para ter um bebé!
Seja o primeiro bebé de uma família ou o décimo, uma Doula pode ajudar a melhorar a experiência de nascimento e pós-parto de toda a família!
A Doula é uma profissional treinada que fornece apoio físico, emocional e informativo contínuo à mãe antes, durante e após o parto, para ajudá-la a obter a experiência mais saudável e satisfatória possível.
Também diria que a Doula é uma facilitadora de espaço onde pretende-se oferecer à mulher/casal a possibilidade de se sentir mais confiante, segura(o) e informada(o) para vivenciar a experiência da maternidade de forma consciente, respeitada, positiva e feliz!
O que faz?
Na Pré-Concepção
Pretende-se levar a mulher a uma maior sintonização com o corpo, com o sistema reprodutor e com o ciclo menstrual.
Os encontros permitem também ajustes e melhoramentos no estilo de vida, como: alimentação, funcionamento intestinal, qualidade de sono, exercícios físicos, gestão de tempo, organização pessoal, entre outros.
A nível emocional, observar que padrões existem, que tipo de relação existe entre o casal e quais as crenças limitadoras e potenciadoras.
Durante a Gestação
Explica os procedimentos comuns e ajuda a(o) mulher/casal a se preparar, física, psíquica e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Direcionando a informação baseada em evidências científicas, o que auxilia na tomada de decisões necessárias para o planeamento dos próximos trimestres, do parto e do puerpério (pós parto).
Trabalha o empoderamento do casal, uma vez que lhes é dada informações sérias e embasadas que lhes permite escolhas conscientes, aonde o casal sente-se apoiado e encorajado.
Durante o Parto
Acompanha a mulher/casal ao hospital-maternidade ou em casa, se o parto domiciliar for a escolha, até o nascimento do bebé.
Está ao lado da parturiente, criando um ambiente confiável e seguro, que facilita a progressão do trabalho de parto, sendo também como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. A explicar os termos médicos e os procedimentos hospitalares, amparando-os da eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis da vida.
Ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, propondo formas eficientes de respiração e medidas naturais de alívio da dor, como banhos, massagens, relaxamento, etc.
Apoia também o acompanhante e mostro como pode ser mais participativo, se esse for o seu desejo, dando suporte também a ele.
No Pós Parto
Presta serviços à nova família, na adaptação da família a este novo elemento e especialmente às necessidades da mãe, bem como possíveis necessidades na amamentação e cuidados com o bebé.
O que a Doula não faz?
Não pratica quaisquer actos médicos; Não faz exames como medir a tensão arterial, efectuar exames vaginais; Não cuida da saúde do recém nascido, verificar o ritmo cardíaco do bebé; Não faz diagnósticos, entre outros.
Não substitui nenhum profissional tradicionalmente envolvido na assistência do parto.
Não toma decisões pelos seus clientes, e sim, ajuda-os a obter a informação necessária para que eles possam tomar as suas próprias decisões, de forma consciente e informada.
Também não é função da Doula discutir procedimentos com a equipa ou questionar decisões da mesma.
Quais os benefícios de ter uma doula?
A presença da Doula produz uma esfera de intimidade, carinho, confiança, segurança.
Para a Mamã
SEGURANÇA. Por conhecer e compreender a fisiologia do parto, as intervenções hospitalares e este universo psíquico emocional que envolve a maternidade.
CONFIANÇA. A partir do momento em que criam laços de empatia, a Doula passa a conhecer as necessidades da mulher e do casal o que facilita a COMUNICAÇÃO entre o casal e o mesmo com a equipa médica.
CUIDADO. Mantém o ambiente calmo e seguro para que seja o menos intervencionista possível. Auxilia na GESTÃO DA DOR.
RELAXAMENTO. Como está sintonizada com a parturiente e com o acompanhante, já sabe quais as suas escolhas e preferências e consegue ajudá-los a manterem-se firme nos momentos de dúvida.
INFORMAÇÃO. A Doula também ajuda a mãe a decidir o tipo de parto que mais faz sentido.
APOIO. No momento e também após o parto na integração da experiência de parto, ajudando a sentir ao máximo o quão satisfatória e gratificante, mesmo tendo enfrentado desafios, foi e o quão fortalecida pode se tornar a partir disso.
MAIS RECEPTIVIDADE. Aumenta os níveis de atenção e receptividade para com o seu bebé. O que favorece o vínculo entre ambos.
MENOS ANSIEDADE e riscos de DEPRESSÃO.
Para o Papá ou Acompanhante
A Doula ajuda-o a ter uma escuta ativa e neutra; a ter mais confiança;
Lhe dá importância e protagonismo na preparação para o parto;
Encoraja-o a estar presente no parto;
Dá-lhe ferramentas úteis para esse momento para que se sinta parte integrante do processo.
Para o Bebé
Ele se sente, OUVIDO, quando a Doula incentiva sua mãe a se ouvir e se conectar, o que minimiza os efeitos stressores;
Sente-se RESPEITADO, pois com uma mãe informada e atenta ao seu corpo respeita o seu tempo e a sua forma de nascer;
MENORES RISCOS DE COMPLICAÇÕES e internamento prolongado;
SEGURANÇA;
AFETO;
Tudo isso auxilia na:
FORMAÇÃO DE VÍNCULOS;
AMAMENTAÇÃO em livre demanda;
MENOS STRESS, o que pode levar a um SONO mais tranquilo.
Para a Equipa Hospitalar
A Doula contribui para um ambiente de calma, menos ansiedade e pressa o que consequentemente diminui receios e todas as intervenções desnecessárias decorrentes dai.
A presença da Doula, evita a entrada precoce nos hospitais/maternidades, que desencadeiam stress, tensão e medo, que lentificam o trabalho de parto.
Além de diversas taxas significativas que apresentam um estudo controlado e randomizado em diferentes países, segundo a Medicina Baseada em Evidências que diz:
Quando se tem Doula há,
-
50% de redução nas cesarianas
-
25% de redução na duração do trabalho de parto
-
30% de redução no uso do fórceps
-
40% de redução no uso de ocitocina
-
60% de redução no uso de analgesias epidurais
-
30% de redução no uso de medicação para dor
Sendo todas as gestantes de primeira viagem, saudáveis. Que tinham 3 fatores primários atendidos: Conforto, Confiança e Reforço das Capacidades.
Entre outros resultados acrescendtados, como:
-
Aumento nas taxas de amamentação;
-
Diminuição dos índices de Depressão Pós-Parto;
-
Aumento da satisfação materna;
-
Reforço da interação mãe-bebé.
(Biblioteca Cochrane)
Como é o acompanhamento com a Doula?
O primeiro encontro é sem custos.
Serve para nos conhecermos, pois é importante que a mulher e o casal sinta se há empatia, afinal somos todos diferentes e é importante nesta fase que exista uma sintonia neste ponto;
Para junt@s percebermos como iremos desenhar o acompanhamento, sendo este personalizado a cada necessidade;
Dependendo da fase de acompanhamento, o casal pode escolher o número de encontros que quer fazer antes e/ou durante a gravidez, se quer ou não acompanhamento durante o parto e/ou pós-parto.
Sendo que cada encontro pode variar a duração de 1h30 a 3h e pode ser feito no domicílio ou em meu espaço em Caxias.
Nesses encontros abordam-se questões como:
• Desconfortos na gravidez e formas naturais de lidar com eles;
• Questões emocionais e psicossomáticas;
• Crenças limitadoras;
• Papel do pai na gravidez e no parto;
• Ligação emocional ao bebé;
• Parto humanizado;
• Plano de parto;
• Fisiologia do parto;
• Necessidades básicas da mulher em trabalho de parto;
• Formas não farmacológicas de alívio da dor durante o parto;
• Procedimentos hospitalares no parto;
• Preparação do pós-parto;
• Amamentação;
• Cuidados ao recém-nascido...
Cada mulher/casal tem necessidades únicas e específicas por isto o acompanhamento é personalizado. Alguns destes temas podem, por isso, ser mais falados ou não e serem até complementados com outros temas e serviços como a massagem, a dança, a arte, a acupuntura, etc.