Como no começo de uma relação e em Lua de Mel, o casal precisa de tempo, intimidade e tranquilidade a dois. Após o parto, essas mesmas necessidades aparecem, mas neste caso é a três com o bebê na equação e este período é chamado Lua de Leite.
É o tempo que mãe, pai e bebê necessitam para viverem as revoluções que estão acontecendo nessa nova fase da vida. Tempo de se conhecerem, se adaptarem e fortalecerem os vínculos.
Após o parto a vida pode ficar de cabeça para baixo. Além das alterações hormonais e possíveis mazelas no corpo que mexem física e psíquicamente com essa mãe recém nascida; da adaptação extrauterina que o bebê está a fazer; da amamentação que está a ser estabelecida com ensaios, aperfeiçoamentos e se transformando em um momento de nutrição física e emocional; tem ainda a privação de sono, as preocupações e a readaptação na forma de estar que desencadeiam alterações de humor e na comunicação entre o casal.
Como se não bastasse tudo isso, ainda terem que lidar com os afazeres domésticos, recepcionar visitas que querem conhecer o bebê, manter a casa arrumada e mostrarem-se minimamente apresentáveis, nesse momento de muitas dicotomias, dúvidas e incertezas é realmente desafiante.
Tendo tudo isso em conta, às pessoas que fazem parte da rede de apoio de uma família que está para nascer ou a crescer, deixo aqui estes pontos sensíveis, para que o momento da chagada do bebê seja compreendido como uma janela sagrada de intimidade, resguardo e não julgamento. Isso auxilia e muito nessa fase de transição.
Ao casal, ainda que não seja o seu primeiro filho, este é um novo momento de uma mãe e um pai recém-nascidos. Também vocês estão a caminhar para uma nova realidade e a gerir o que se passa dentro e fora.
Este é realmente um período muito particular e intenso para a tríade (mãe, pai e bebê), por isso vale a pena ser mais conhecido, elaborado e planeado com carinho.
📢🗣Me mobilizo a dar voz para este de entre tantos outros temas que abrangem o pós parto, porque penso que pelo conhecimento é possível encontrar tranquilidade para fazer escolhas e comunicá-las de uma maneira boa, sem serem levados de enxurrada e desprevenidos quando o momento chegar!
Comments